A DIRPE atua na formulação de projetos institucionais que possibilitam a captação de recursos por meio de editais das Agências de Fomento, como FINEP e CAPES, voltados para a adequação de infraestrutura física e para a aquisição de equipamentos, com o objetivo de atender as demandas diagnosticadas pelas unidades.

Coordena a elaboração e o gerenciamento dos editais internos do DPP, os quais visam contribuir com a consolidação dos Programas de Pós-graduação, apoiando os docentes e discentes de pós-graduação. Ainda, é responsável pela certificação dos grupos de Pesquisa da UnB no CNPq.

Atribuições:
a. Assessorar o DPP nos assuntos relativos à pesquisa científica e tecnológica, bem como estimular a atividade de pesquisa;
b. Analisar e aprovar processos referentes à pesquisa, divulgação de editais de agências de fomento à pesquisa e estabelecer os processos de seleção interna;
c. Atuar juntamente com os órgãos de fomento à pesquisa, no sentido de promover a inserção e continuidade de projetos de pesquisa;
d. Planejar, coordenar e executar atividades relativas ao desenvolvimento de pesquisas na universidade;
e. Desenvolver ações que visem o acompanhamento e o melhoramento da pesquisa na universidade;
f. Coordenar e supervisionar a execução dos projetos institucionais aprovados pelas agências de fomento;
g. Atuar juntamente com os grupos de pesquisa, sendo responsável pelo acompanhamento das atividades necessárias à participação da Instituição no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq, e pelo credenciamento dos grupos de pesquisa.

Direção
Profa.: Dra. Renata Aquino da Silva de Souza
E-mail: dppunb@unb.br

Licenciada em Química pela Universidade Católica de Brasília (1995), mestre em Química pela Universidade de Brasília (1998), doutorado em co-tutela em Chimie Physique Et Chimie Analitique - Universite de Paris VI (Pierre et Marie Curie) (2003) e em Físico-Química pela Universidade de Brasília (2003). Pós-Doutorado em Física da Matéria Condensada pela Université Paris VI. Atualmente é Professora Adjunta do curso de Ciências Naturais da FUP-Universidade de Brasília e Professora Fundadora da Pós-Graduação em Ciência de Materiais da FUP.Tem experiência na área de Química e Física do Estado Condensado, atuando principalmente nos seguintes temas: Elaboração de Fluidos Magnéticos por Síntese Química em meio Aquoso, Caracterização Físico-Química de Fluidos Magnéticos, Comportamento magnético de Fluidos Magnéticos e de partículas em nanoescala, Nanopartículas e Efeitos de Superfície.

Campus Universitário Darcy Ribeiro – Gleba A
Prédio da Reitoria – Sala B2-39 - Asa Norte - Brasília/DF – CEP 70.910-970