A DIRDI coordena atividades relacionadas ao desenvolvimento institucional com foco na inovação, direcionando esforços para integrar as atividades de pesquisa e pós-graduação na UnB. Desta forma, a DIRDI tem uma ação transversal em relação as demais diretorias DIRPE, DIRPG e DIRIC do DPP, atuando com perspectivas de inovação tecnológica para efetivação da integração de aspectos científicos de pesquisa e pós-graduação.

Atribuições:
a. Organizar os Seminários DPI de Pesquisa e Inovação (P&I), tendo sua primeira edição em abril 2010;
b. Organizar os Seminários de Avaliação da Pós-Graduação (AvPG), com periodicidade anual;
c. Organizar os Seminários dos Alunos de Pós-graduação (APG) com a finalidade de discutir de forma integradora e participativa os assuntos pertinentes aos programas de pós-graduação da UnB;
d. Proceder o levantamento e definir processos de sistematização de avaliação dos grupos de pesquisa da UnB, para certificação institucional dos grupos no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq, trabalhando em conjunto com a DIRPE;
e. Integrar a comunidade da UnB às atividades de Ciência e Tecnologia do país, como a participação nas Conferências Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI);
f. Participar e coordenar as atividades relacionadas a elaboração do planejamento estratégico do DPP junto à SPL;
g. Divulgar e coordenar as atividades de premiação e homenagens aos membros da comunidade da UnB por entidades externas à instituição;
h. Desenvolver ações que visem a inovação tecnológica na pesquisa e pósgraduação na instituição, juntamente com a DIRPE, DIRPG e DIRIC.

Direção

Direção: Profa. Dra. Maria Emília Machado Telles Walter
E-mail: dppunb@unb.br

Possui graduação em Matemática pela Universidade de Brasília (1980), mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília (1986) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Bioinformática e Biologia Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: projetos de sequenciamento de genomas de alto desempenho, genômica comparativa, identificação e classificação de RNAs não-codificadores, rearranjos de genomas, computação em nuvem para aplicações de bioinformática.

Campus Universitário Darcy Ribeiro – Gleba A
Prédio da Reitoria – Sala B2-39 - Asa Norte - Brasília/DF – CEP 70.910-970